São 6 conceitos no modo Puro e 7 no Deuses & Reis. Equilibrar cada um deles é a chave para garantir a vitória em uma partida do UnCiv. São eles: Comida, Felicidade, Ouro, Ciência, Cultura, Produção e Fé (D&R - religião habilitada). Para verificar os pontos que uma construção, edifício ou hexágono fornece, basta selecioná-lo e a informação aparecerá em uma caixa no canto inferior direito.
Todos os conceitos do jogo estão representados na logo do UnCiv.
Comida 🍏
Símbolo: Maçã
Para que serve: A comida serve para que sua população cresça e aumente o número de cidadãos trabalhando por hexágono. Sem comida a cidade emite o alerta “A cidade está passando fome” e para de crescer.
Como gerar: É um recurso gerado por cada hexágono do terreno, principalmente pelas melhorias das fazendas, barcos de pesca, pastagens e plantações que potencializam em +1 o potencial de produção de comida que cada terreno tem (veja abaixo). O edifício do aqueduto e como algumas maravilhas, como o Jardim Suspenso e Petra e políticas sociais da árvore da Tradição fornecem pontos extras de comida.
Fazendas são melhorias de terreno construídas pelos trabalhadores.
+1 Comida: Planície, floresta, pântano, litoral, oceano
0 Comida: Neve, tundra, deserto e colinas
Obs.: terrenos de neve, tundra, deserto e colinas podem fornecer pontos de comida apenas se estiverem próximos a fontes de água doce. Saiba como identificar fontes de água doce neste vídeo aqui.
Ativando o símbolo da "maçãzinha" no canto inferior direito você pode verificar a quantidade de comida, ouro e produção que cada hexágono tem o potencial de oferecer.
Felicidade 😃
Símbolo: Smiley (carinha feliz)
Para que serve: A felicidade é a medida de quanto as pessoas da sua nação estão felizes com sua administração, você deverá construir edifícios e maravilhas que gerem felicidade, do contrário, os índices cairão e a população ficará infeliz.
Determinadas políticas também oferecem um certo aumento na felicidade. Caso os índices de felicidade continuem a cair, sua civilização não crescerá, não gera novos colonizadores e cidadãos iniciarão revoltas.
Valor acima de zero = Feliz
Valor abaixo de zero = Infeliz
Valor abaixo de -10 = Muito Infeliz
Valor abaixo de -20 = Extremamente Infeliz
Como gerar: Construções como circo, coliseu, teatro, zoológico e maravilhas construídas (monumentos). Ter qualquer uma das maravilhas naturais no seu território garante +1 de felicidade global, além dos bens de luxo (pérolas, baleias, jóias, ouro, prata, marfim, cítricos). Veja nesse link de vídeo aqui como identificar os tipos de bens no mapa.
Alianças com Cidades-Estado do tipo mercantil e políticas sociais também fornecem pontos de felicidade.
As Cidades-Estado do tipo Mercantil fornecem pontos de felicidades quando aliadas.
Ouro 💰
Símbolo: Barras de ouro
Para que serve: O ouro é literalmente a “moeda” do UnCiv. O ouro é o dinheiro que faz sua economia girar e paga as despesas das suas construções e unidades. Com o ouro também é possível fortalecer alianças com Cidades-Estado ao enviar presentes e também utilizar como acordos de paz em rendições nas guerras. Observe que cada edifício e unidade tem seu custo por turno, é o chamado Custo de manutenção.
O custo de manutenção do Aqueduto é de 1 ouro por turno (a caixa no canto inferior direito informa).
Criar muitos edifícios e unidades desnecessárias fará com que seu saldo fique negativo e a cada turno você perca mais e mais ouro. Se sua economia não for o suficiente para sustentar suas unidades, a cada turno elas deserdarão, desaparecendo do seu território.
Como gerar: As rotas comerciais são a melhor maneira de ganhar o ouro necessário para suprir as necessidades da sua nação; estas rotas só podem ser estabelecidas após a construção das estradas que interligarão as cidades. Você também pode realizar comércio com outras civilizações, trocando recursos por ouro.
O edifício do Mercado garante um certo aumento no ouro gerado por uma cidade.
As tecnologias Moeda, Corporações, Sistemabancário e Economia farão que cada vez mais você consiga uma certa quantidade a mais de ouro gerada por turno. Além disso, políticas como o Comércio e algumas Maravilhas naturais (El Dorado) lhe garantem um bônus extra na geração de ouro por turno. Com o Grande Mercador você pode conseguir cerca de +350 de ouro ao enviá-lo para uma missão comercial em uma Cidade-Estado ou poderá também criar uma Alfândega no seu território (+4 ouro).
As políticas sociais do Comércio são fundamentais para aquecer a economia das cidades costeiras.
Ciência 🧪
Símbolo: Frasco de Erlenmeyer
Para que serve: A ciência serve para desbloquear novas tecnologias na árvore de tecnologias, logo, sua civilização poderá adquirir novas unidades militares, novas melhorias, ou seja, é um conceito fundamental no jogo. Juntamente com a Cultura, a Ciência tem uma modalidade exclusiva de vítória, a vitória científica com a construção do ProgramaApollo e o lançamento do foguete para Alpha Centauri.
Árvore de tecnologias da Idade Moderna.
Como gerar: Edifícios que geram pontos de ciência: livraria, universidade, laboratório, escola pública, laboratório de pesquisas.
Maravilhas/monumentos da Grande Livraria, Torre de Porcelana, Universidade Nacional e Universidade de Oxford.
Maravilhas naturais, a exemplo do Krakatoa, Grande Barreira de Corais e Cratera Barringer.
Acordos de pesquisa com outras civilizações.
Determinadas políticas dão alguns pontos extras de geração de ciência, no entanto, a política social do Racionalismo é a que garante uma robusta pontuação por turnos.
Bônus ao adotar e concluir o Racionalismo como política.
A personalidade do Grande Cientista pode construir a Academia, fornecendo +8 pontos de ciência por turno, sendo possível aumentar até +20 após desbloquear as tecnologias das Teorias Científica e Atômica.
A Academia gera pontos de ciência por turnos.
Cultura 🎵
Símbolo: Nota musical
Para que serve: A cultura no UnCiv tem duas principais finalidades: expandir suas fronteiras automaticamente e desbloquear novas políticas sociais. Quanto mais cultura suas cidades gerarem, mais rapidamente expandirão suas fronteiras, aumentando seu território e também você poderá selecionar mais políticas sociais.
A cultura é a responsável por gerar pontos necessários para desbloquear as políticas sociais.
Como mencionado anteriormente, juntamente com a Ciência também garante dois tipos de vitória: a vitóriadiplomática e a vitóriacultural. Na vitória diplomática inicialmente deverá ser construído as Nações Unidas para desencadear a votação para líder mundial (quanto mais aliados você tem, maiores suas chances). Na vitória cultural, é necessário completar integralmente cinco políticas sociais e construir o Projeto Utopia.
Comogerar: São vários os edifícios e maravilhas que geram pontos de cultura: o monumento inicial, museu, casa de ópera, torre de transmissão, Stonehenge, Oráculo, dentre outros. Além das políticas sociais e também alianças com Cidades-Estado do tipo cultural.
A grande personalidade do Grande Artista tem a possibilidade de construir um monumento que gera +6 pontos de cultura por turno.
Produção ⚙
Símbolo: Engrenagem
Para que serve: A produção é um dos fatores mais importantes do jogo e muitas vezes é passada despercebida por iniciantes, tem relação direta com a vitória, pois os pontos de produção acumulados são capazes de fazer com que suas construções sejam construídas mais rapidamente.
Como gerar: O principal gerador de produção é o terreno com colinas (naturalmente já fornecem +2 de produção), fontes de minérios (pedras, mármore, ferro) com a melhoria das minas. Os edifícios do moinho de água, farol, pedreiras, forja, fábricas, usinas hidrelétricas, nuclear e solar também geram pontos de produção.
Uma cidade com duas minas em colinas e uma plataforma offshore na parte superior.
Poços de petróleo e plataformas offshore garantem +3 pontos de produção cada.
O Grande Engenheiro, além de acelerar uma construção, pode criar uma fábrica, melhoria de terreno que fornecem +4 pontos de produção.
A fábrica, prédio melhoria de terreno criado pelo Grande Engenheiro.
Fé 🕊
Símbolo: Pomba da paz
Para que serve: A Fé é um elemento exclusivo dos modos Deuses & Reis e Brave New World,
A Fé também serve para obter três unidades relativas à religião, como o GrandeProfeta (cria, melhora, espalha a religião e cria locais sagrados), o Missionário (espalha a religião) e o Inquisitor (remove religião invasora) e também edifícios das Catedrais, Mosteiros, Mesquitas e Pagodes.
Um Grande Profeta da Idade Industrial no papamóvel!
Como gerar: Os panteões, religiões e religiões melhoradas são os principais meios de conseguir pontos de fé. Prédios como santuários, templos e jardins. Monumentos como Stonehenge e Notre Dame, algumas maravilhas naturais e alianças com Cidades-Estado religiosas (D&R e BNW).
Agora confira a versão em vídeo no canal Open Portal Games:
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